Guardiola – Ação, interação e movimento

No jogo de Futebol todo o movimento surge da análise de informação, através de um ciclo constante de perceção-decisão-execução. A cada ação um novo fluxo de informação emerge, repetindo-se o ciclo.

As diferentes fontes de informação disponíveis para o jogador – posição do alvo, limites do campo, distância dos pares – regulam a sua ação, sendo que a relevância de cada uma varia de acordo com a situação de jogo. Na situação de 1×1 a distância interpessoal apresenta-se como fonte de informação essencial. Guardiola sabe-o e direciona o feedback para essa fonte. “Ataca-me, ataca-me!”. Diminuir distância interpessoal e em seguida mudança de direção. O 1×1 está destabilizado com sucesso ofensivo.

No entanto, estão ainda presentes outras fontes de informação (posição do alvo, dimensões do campo, distância dos pares) que condicionam o comportamento em diferentes magnitudes. Sem a presença de fontes de informação a ação não é uma interação, é apenas movimento.

É função do treinador garantir a permanente exposição dos jogadores a informações relevantes, quer através de feedback, quer através da manipulação do contexto de treino. E desta exposição consciente surge a afinação percetiva, a capacidade de utilizar apropriadamente as diferentes fontes de informação e consequentemente o desenvolvimento do jogador.


1 thoughts on “Guardiola – Ação, interação e movimento

Deixe um comentário